quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Estou Tentada...

A perder a compostura, saltar o balcão e atirar-me ao pescoço do Sr. Bancário, se ele continuar a tratar-me por “TU”.

Mas primeiro, peço-lhe licença, como bem comportada que me ensinaram a ser. O que não quer dizer que o seja. Não peço que me trate por Exma., Caríssima, Doutora ou sequer um qualquer outro título de uma nobreza exacerbada. Não, eu não lhe peço isso. Mas por uma questão de bons modos, de profissionalismo e, principalmente de respeito por quem não conhece, por quem decididamente não partilha em simultâneo a mesma WC, seria agradável se pudesse evitar o “tu”. Não, não se trata de snobismo, de preconceito ou de eu padecer do síndroma do nariz empinado. Nada disso mesmo. Agora, sou da opinião de que há limites e, apesar de eu ter uma cara de pita que vai fazer recados à mamã, ainda que não seja o caso, eu sou a cliente e por mais nova que seja (ou não), acho que a informalidade tem limites. Limites esses condicionados pela nossa circunstância, principalmente quando essa circunstância é o nosso local de trabalho e, a menos que a relação com o outro interlocutor seja próxima, de longa data ou de um grau de confiança e empatia tal em que, recorrer ao formalismo, se torne ridículo e despropositado, sou da opinião que a formalidade deve ser ligeiramente mantida e, em mantendo essa formalidade, a mesma não deverá ser confundida com arrogância ou prepotência.


[Se ainda assim ele não entender... posso sempre desatar a chorar, soluçar, berrar. Agora que lhe apanhei o gosto, não quero eu outra coisa.]

Imagem - Angelina Jolie

10 comentários:

Vício disse...

em vez de ficar irritada podias devolver-lhe a "pedra" e trata-lo também por tu!
se ele reclamasse dizia algo do género "como me estava a tratar por tu pensei que já tivéssemos intimidade suficiente para o tratar da mesma forma"

*XS* disse...

Vício,

Só vejo aí um problema. Ele não reclama, o que só mostra o quão otário é.

Sim, my friend... eu já tentei essa. Venha outra sugestão.

;)

Vício disse...

espera um pouco que ela está a vestir-se :D

*XS* disse...

Ó Vício,

Mas tu trazes gajas nuas para o meu imaculado santuário?!

Anónimo disse...

...apenas respeito...

:)

*XS* disse...

Ulisses,

Só tu me entendes. :)

teardrop disse...

Detesto quando me tratam por tu nos bancos ou nas lojas. Acho que é uma falta de respeito!

*XS* disse...

teardrop,

É, de facto, uma falta de respeito e a boa educação devia caber wem todo o lado.

Sutra disse...

Quando falares com ele... além de o também tratares por tu...terminas as frases com um "pá"... e quando te despedires, das-lhe uma palmada nas costas! :D

beijo
Sutra

*XS* disse...

Sutra,

Não me posso esquecer da tua dica! Fenomenal. Espeto-lhe com tamanha palmada nas costas que até lhe saltam os óculos. :P

Beijo.