quinta-feira, 11 de março de 2010

Abnegação


É ajudar sem interesse, é dar tudo sem pedir nada. É fazer o possível e o impossível para ajudar sem esperar um favor em troca. É renunciarmos a nós mesmos só para ver os outros felizes.

É sentirmo-nos felizes porque fazemos o bem.

Pergunto-me até que ponto é a abnegação um dever moral? Será que nos sentimos incitados a fazer o bem, apenas por uma questão de respeito à moral? Ou será que isso nos tráz realmente felicidade mesmo que, ao praticar esse tal bem, e ao deixarmos felizes outrém, uma parte de nós se sinta menos feliz pois acabámos por abdicar de nós em prol dos outros?

Será que alguma vez a Madre Teresa de Calcutá sentiu que perdeu algo de si ou da sua vida, por ter-se votado a uma vida de pobreza e privações em prol de ajudar quem mais precisava?

Kant, na sua Teoria da Metafísica dos Costumes, admitia que tinhamos uma tendência natural para buscar a felicidade e que a moralidade nos tornava dignos dessa felicidade: ao agirmos de acordo com a moral, sentiriamos felicidade.

Agora pergunto: será que ajudar quem de nós precisa, é um dever moral? Ou será apenas uma felicidade dissociada de qualquer moralidade?!

[Estou confusa... e acho que se alguém ler isto vai ficar também!!]

Imagem - Angelina Jolie

Sem comentários: