sexta-feira, 23 de outubro de 2009

As Mulheres do Restelo

Podemos eventualmente pensar que Camões era um zarolho obcecado por uma narrativa dos feitos dos Portugueses lunáticos que outrora, fartos de aturar mulheres chatas e filhos ranhosos, se lançaram ao mar em busca do desconhecido.

Pode até ser, mas "Os Lusíadas" são de facto uma epopeia que enaltece o nosso bravo Povo e acima de tudo toca em pontos hoje actuais.

Senão vejamos o Episódio do Velho do Restelo, símbolo do conservadorismo e do dogma, onde se contrapõe uma vida segura, um estereótipo contra a aventura, a busca de algo mais do que o que o destino nos quer traçar, e a fuga ao previamente concebido e incondicionalmente aceitável.

[Domestic Catastrophie by Volvom]

Pois bem, esta semana cruzei-me com uma "Velha do Restelo". Estava eu muito bem a fazer as compras no supermercado com a minha mãezinha e cruzo-me com uma antiga amiga de escola, na altura uma das minhas melhores. Não a via há imenso tempo, mas sabia que havia largado a escola para trabalhar (na altura ter dinheiro e ser independente era bem mais fashion que andar a ser sustentada pelos pais e não poder fazer vida de gente grande!) e passado um ano estava casada.

Conversa puxa conversa, diz-me ela que já era mãe de um puto de 3 anos e que a vida lhe corria muito bem. Pergunta por mim e como está a minha vida.

Resposta da *XS*: Olha está o máximo, do mais ou menos, trabalho, passeio e lazer e afins. (Também não ia entrar em pormenores, pouco ou nada o nosso estilo de vida se identifica e se eu lhe explicasse que casar e ter filhos não é uma prioridade, ela bem era capaz de me chamar herege!!)

Virou-se para mim e aprofunda: Mas ainda não te casaste?! Olha que não tarda ficas para tia!!

Wowwwww!!! Mas o qué qué isto dear lord?!?!

Excusado será dizer que fiquei boquiaberta e sem reacção possível! Senti-me como se fosse uma velha gorda enrugada, a morar numa casa cheia de gatos e a empanturrar-me com fritos e doces à frente da TV!!

Pelo amor da santa!! Como é possível haver gente que censura quem não se casa? Se bem que aqui há uns meses, estava eu a fazer uma entrevista a uma potencial colaboradora da empresa e pergunto-lhe quais as perspectivas dela a médio-longo prazo? Ao que me responde: Casar e Ter Filhos. Ok, isso não seria condenável se fosse uma mulher madura, com alguma experiência no mercado de trabalho... mas era uma menina de 20 anos!!

Eu sei que nem todas as mulheres têm os mesmos objectivos de vida, é um facto. Mas faz-me confusão quando muitas delas se realizam apenas com casamento e filhos. É claro que essa é uma parte que a grande maioria deseja alcançar (até eu!), mas será que se sentem completas dessa forma? Será que não algo mais além do horizonte?

Pior que isso, só mesmo quando estas condenam quando outra mulher não se casa cedo, ou não tem filhos ou sequer pura e simplesmente não deseja esse tipo de projectos para si mesma. Não é o fim do mundo... e nem por isso uma pessoa (Homem ou Mulher) deixa de ser completa ou feliz.

O importante é que cada uma de nós se sinta bem na vida que leva, mas quanto a mim, o ideal (chamem-lhe utopia se quiserem) é uma realização pessoal/familiar e profissional, onde haja tempo para dedicar a todos esses aspectos e sem grandes conflitos entre eles.

[Mas isto sou apenas eu a pensar alto!!]

Sem comentários: